Como Ler Gráficos de Crochê de Forma Simples

Para as crocheteiras veteranas, utilizar gráficos nos trabalhos de crochê é muito simples e fácil, não é mesmo? Mas, e para aquelas que estão começando agora a crochetar? Será que elas sabem como ler gráficos de crochê?

Se você é uma dessas pessoas que está dando os primeiros passos no crochê, este artigo vai te ensinar de uma vez por todas a interpretar esses gráficos e facilitar sua vida.

E mesmo se você já possui bastante experiência, também pode conferir o que preparamos, pois pode encontrar aqui formas mais fáceis, eficientes e corretas de como ler gráficos de crochê.

Confira o que preparamos!

Qual a diferença entre gráficos e receitas de crochê?

O primeiro passo para aprender como ler gráficos de crochê é saber que gráficos e receitas não são a mesma coisa.

Os gráficos, como você irá ver ao longo deste artigo, são esquemas que usam símbolos, seja de pontos ou de instruções. Já as receitas são uma descrição por escrito de um gráfico.

Exemplo de Gráfico

Exemplo de Receita

Para ler uma receita, basta fazer a leitura tradicional, como em uma receita de bolo. Já para ler um gráfico, é preciso substituir os desenhos do papel pela realidade em agulha e linha. Para conseguir efetuar a leitura de um gráfico de crochê é preciso que você esteja familiarizado com os tipos de pontos utilizados nesta técnica.

Tipos de gráficos de crochê

Agora você já sabe que os gráficos mostram as orientações para a confecção de uma peça em crochê, certo?

Mas para começar a entender um gráfico de crochê, primeiro é preciso que você saiba que existem dois tipos: os gráficos de trabalhos Circulares e os de trabalhos Lineares.

Gráficos lineares

São executados em carreiras de ida e volta. Em geral, a leitura desse gráfico se inicia de baixo para cima e da esquerda para a direita. A segunda carreira é lida de forma contrária: da direita para a esquerda, e assim sucessivamente.

O trabalho é sempre iniciado com uma correntinha de base.

Gráficos circulares

São lidos no sentido anti-horário. O início é geralmente o centro. Todas as carreiras de ponto serão lidas da mesma forma.

Qualquer um desses dois modelos de gráfico de crochê pode vir com setas que indiquem o início (seta preta) e o final (seta vazada) do trabalho.

Conhecendo os símbolos

Agora você sabe que os gráficos são elaborados por meio de símbolos, que são tidos como uma espécie de “alfabeto” do crochê. Se você consegue ler os símbolos, consegue fazer qualquer tipo de crochê.

Veja nas tabelas abaixo o que significa cada símbolo no mundo dos gráficos de crochê, desde pontos até instruções de início, fim e repetição.

Acho que depois deste artigo com certeza você aprendeu como ler gráficos de crochê, não é? Viu como não é difícil? Com um pouquinho de calma e de estudo é possível fazer lindas peças de crochê de forma simples e prática.

Deixe nos comentários suas dúvidas e sugestões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *