Se Você está a procura de um novo Hobby, de meios para aliviar o stress, ou até mesmo de garantir uma renda extra ao final do mês, dê uma chance ao Crochê! Você não irá se arrepender!
Fazer crochê, tricô, costurar, assim como qualquer outro tipo de arte e artesanato, é uma ideia ótima para relaxar, passar o tempo e até garantir aquele renda extra no final do mês (Se bem que muitas pessoas vivem, e vivem bem, somente com essa atividade).
Além disso, como não enxergar o amor, o carinho e o capricho que só as coisas feitas à mão trazem pra nossa vida? Não é à toa que esse tipo de atividade vêm conquistando cada vez mais fãs, estejam eles produzindo ou consumindo essas peças.
Se você sempre sonhou em aprender crochê, saiba que tudo o que precisa é vontade para aprender. E não faltam opções para você que quer correr atrás e se aventurar nessa técnica. Confira abaixo algumas informações básicas para quem está começando!
Primeiros Passos
Começar um hobby novo pode ser muito legal. Mas nem sempre é tão fácil pesquisar e reunir as informações essenciais e necessárias para aprender o básico para começar. Caso seu plano seja aprender crochê, aqui você tem ótimas dicas para dar seus primeiros passos:
Materiais
Todo bom artesanato pede materiais e no caso do crochê não é diferente. De uma forma geral, você irá precisar de agulha (específica e com vários tamanhos) e linha (também específica), mas, às vezes, a agulha pode ser substituída pelos dedos ou pelos braços.
Isso depende do tipo de peça que pretende produzir, afinal, dentro da técnica do crochê, existe uma infinidade de estilos e desdobramentos. Procure entender o detalhe daquilo que você quer produzir, dessa forma você garante que terá o material certo em mãos.
Outra dica é que as próprias embalagens das linhas já costumam trazer uma indicação para o tamanho da agulha que deve ser utilizada. Na dúvida, confie nessas orientações!
Agora, se você não sabe exatamente o que quer produzir, você pode optar por materiais mais versáteis. Uma boa sugestão seria uma linha que você ache bonita (assim fica ainda mais fácil de se encantar mais rapidamente com os seus avanços no crochê) e uma agulha de ponta dupla que tenha pelo menos um dos lados no tamanho indicado da linha que escolheu.
Pontos Básicos
Depois de adquirir o seu kit básico de crochê, é só partir para os pontos, a base de todo o seu trabalho. Novamente, existem muitas técnicas dentro desse grande universo. Mas com os pontos básicos – correntinha, ponto baixo, ponto alto e ponto baixíssimo – já é possível criar muita coisa e evoluir para diversos outros pontos.
Além dos pontos básicos, veja também como segurar a linha e a agulha e arrematar o seu trabalho. Não podemos deixar pontas soltas!
Aprenda Como Ler os Gráficos, Modelos e Receitas
Por último, mas não menos importante, existem as linguagens do crochê, que são os gráficos e as receitas. Em revistas, sites, redes sociais ou até em um bate papo com quem entende do assunto, você terá contato com esses modos de representação o crochê. Eles são imprescindíveis para o praticante dessa arte.
Agora é só colocar tudo em prática e as agulhas para trabalhar!
Inspirações
Depois de aprender o básico, você precisa começar a criar suas primeiras peças. Veja abaixo algumas ideias do que pode ser feito com o crochê:
Tapetes
E quem nunca se encantou com um tapete de crochê que viu na casa de de uma amiga, ou conhecida? Os tapetes retangulares são uma ótima opção para quem está iniciando no Crochê, pois são retos e compostos por uma sequência padronizada de pontos. Além disso, também existem variados modelos, para todo gosto e nível de habilidade.
Toalhas, Caminhos de Mesa e Sousplats
As mesas ganham um toque delicado e aconchegante com uma toalha ou caminho de crochê. Sem contar que os sousplats dão uma vida nova na arrumação de sua mesa de refeições E, assim como os tapetes, existem vários modelos que você pode usar para praticar!
Almofadas
As almofadas de crochê são uma ótima ideia para decorar a sala e outros cantinhos de seu lar que peçam algo mais confortável. É muito fácil encontrar ideias para fazer e que não dependem do seu nível de prática no crochê.
Roupas Masculinas, Femininas e Para Bebês
Peças únicas em crochê criam visuais muito especiais, afinal, cada produção pode ser personalizada. Como envolvem as medidas do corpo, podem ser um pouco mais complexas para as praticantes iniciantes. Mas com dedicação, tudo se resolve!
Amigurumis
Esses adoráveis bichinhos de crochê, também conhecidos como Amigurumis, são um charme à qualquer hora em qualquer época! transbordam delicadeza, são fofoletes e perfeitos para os pequenos, além de uma ótima pedida para quem deseja aprimorar seus pontos – já que exigem mais concentração na contagem dos pontos e habilidade para tecê-los bem pequenininhos.
Vasos e Cachepôs
Quem consegue resistir à peças tão bonitas e que são tão úteis ao mesmo tempo? Criar vasos e cachepôs em crochê é uma opção muito legal para quem se interessa pelo Maxi Crochê, feito com fio de malha. O tamanho grande dos pontos, facilita bastante a confecção. E o resultado final é surpreendente!
Gostou das dicas? Além delas, existem muitas outras possibilidades nesse maravilhoso universo que é o Crochê. E é sempre bom pesquisar cada vez mais por inspirações e técnicas novas, para avançar nessa Arte!
Agora, se Você estiver interessada em aprender mais sobre Crochê, suas técnicas, possibilidades, pontos dos mais simples aos mais avançados, além de ter acesso a uma coleção de gráficos incríveis, completamente detalhados e Passo a Passo acesse o nosso Curso de Crochê do Zero clicando AQUI !
Um Abraço e até a próxima!